Home > DICAS > Como cadastrar para vaga sem experiência

Como cadastrar para vaga sem experiência

Você está pronto para começar sua vida profissional e surge a pergunta típica: e agora, por onde começo? Iniciar uma rotina de trabalho pode ser mais ou menos difícil, dependendo das habilidades de cada pessoa; no entanto, para chegar a esse ponto, você deve primeiro encontrar o primeiro emprego. Essa tarefa pode ser complicada de acordo com suas aspirações, o tipo de trabalho que você está procurando e a área em que você prefere trabalhar.


Uma das dificuldades é que ninguém realmente ensina você a procurar trabalho; Por exemplo, na universidade não há assunto sobre essa habilidade básica da vida e, fora dela, a única coisa que você receberá são conselhos de amigos e / ou parentes influenciados por sua experiência pessoal. Por tudo isso neste artigo, mostraremos de maneira objetiva o problema de conseguir empregos sem experiência e ofereceremos algumas dicas para você conseguir seu primeiro emprego o mais rápido possível.

Os problemas de encontrar o primeiro emprego

Ao procurar o primeiro emprego, todos os candidatos reclamam da mesma coisa: requisitos que não se encaixam na realidade. É muito raro que uma experiência mínima de “X” anos ou meses não seja necessária em uma oferta de emprego ou que seja especificado que “qualquer experiência anterior será valorizada positivamente”. Esse é o grande inconveniente ao procurar empregos sem experiência; de fato, parece que todos nascem ensinados porque pedem experiência para tudo.
No entanto, não desanime, estamos todos na mesma situação e também temos que aprender com nossos erros. Sua vantagem é que você tem atualmente mais recursos à sua disposição, como o artigo que está lendo no momento, e, portanto, é mais provável que consiga um primeiro emprego que goste, mesmo que não tenha experiência anterior. Na última seção, daremos algumas dicas para você conseguir seu primeiro emprego sem experiência, mas primeiro você deve decidir algo muito importante …

A tempo inteiro ou a tempo parcial?

Dependendo da sua situação pessoal, a primeira coisa em que você terá que se concentrar é se precisa de um emprego em período integral ou em meio período. Para tomar uma decisão apropriada, você deve levar em consideração vários fatores. Por exemplo, se você está estudando na universidade e deseja dinheiro extra para pagar por seus caprichos, um emprego de meio período pode ser ideal durante o ano letivo; ou se, durante as férias de verão, quiser ganhar mais dinheiro, poderá trabalhar em uma ampla variedade de empregos relacionados ao turismo.
Agora, se sua ideia é iniciar sua vida profissional plenamente porque você concluiu seus estudos ou não deseja continuar estudando, o mais conveniente é se candidatar apenas a empregos de período integral, mesmo que você ainda não tenha toda a experiência necessária

Dicas para encontrar trabalho sem experiência

Vamos passar da teoria para a prática, para que você possa obter seu primeiro emprego rapidamente:
Faça uma lista
Se você concluiu o ensino obrigatório ou o ensino médio e não possui nenhum treinamento adicional, é conveniente fazer uma lista dos trabalhos mais atraentes ordenados do melhor para o pior. Se você acabou de terminar a universidade, é melhor começar a esquecer empregos temporários e concentrar-se apenas em trabalhos relacionados aos seus estudos. Neste último caso, você pode fazer uma lista com as cidades e / ou países nos quais gostaria de trabalhar e quais empresas relacionadas ao seu setor estão localizadas nesses locais.

Bolsas e estágios em empresas

Qualquer uma dessas duas opções pode ser uma boa alternativa se você achar difícil encontrar empregos sem experiência. Normalmente, bolsas e estágios em empresas são voltados para profissões relacionadas ao ensino superior. Sua vantagem é que você começará a trabalhar no setor em que está mais preparado e essa experiência lhe dará muitos pontos para outro trabalho melhor no futuro; Sua desvantagem é que muitas empresas tentam tirar proveito da situação e oferecer remuneração econômica baixa ou mesmo inexistente.

Desenvolvimento Curricular

Isso é essencial e você deve prestar muita atenção. Tente ser preciso e conciso e não explique mais de uma página. Na seção relacionada à experiência, você pode colocar bolsas de estudos ou práticas que realizou, ou mesmo alguma experiência de voluntariado relacionada ao trabalho ao qual você se candidatará. A foto é opcional, o principal é escolher um design e uma fonte adequados e que todas as informações sejam apresentadas de forma organizada, isso diz muito sobre você. Se possível, antes de enviá-lo, peça a alguém de sua confiança que dê uma olhada para evitar erros ou confusão.

Uso de novas tecnologias

Quando você prepara seu currículo, a maneira mais fácil de encontrar um emprego inexperiente é usar a Internet. Há um grande número de plataformas digitais especializadas nessa área. Tudo o que você precisa fazer é criar seu próprio perfil (o mais profissional possível), anexar seu currículo e começar a se candidatar a empregos que se encaixem no que você deseja.

 

 

Leave a Reply